Processos Soluções de Engenharia - Português Processos Soluções de Engenharia - Inglês

SEGURANÇA DE PROCESSOS

SIL (Análise do Nível de Integridade de Segurança)

Integridade de segurança é definida como: “A probabilidade de um sistema relacionado com segurança desempenhar satisfatoriamente as funções requeridas em todas as condições estabelecidas durante um determinado intervalo de tempo” (vide 3.5.4 / IEC 61508-4) que relaciona a integridade necessária para um sistema relacionado com segurança, como por exemplo, um sistema instrumentado de segurança (SIS). O nível de integridade de segurança necessário está diretamente relacionado com a redução do risco até os limites toleráveis.

Considera-se que a integridade de segurança seja composta de dois elementos:

– Integridade de segurança do “hardware”; que é o elemento relacionado com as falhas aleatórias do “hardware” em modo perigoso de falha (vide 3.5.7 / norma IEC 61508-4). O alcance do nível especificado de integridade de segurança para o “hardware” pode ser estimado com um grau razoável de precisão, e as exigências podem ser divididas entre os subsistemas usando as regras normais para combinação de probabilidades. Pode ser necessário utilizar arquiteturas redundantes para alcançar o nível de integridade adequado.

– Integridade de segurança sistemática; que é o elemento relacionado com as falhas sistemáticas em modo perigoso de falha (vide 3.5.6 / norma IEC 61508-4). Embora uma taxa de falha média devido a falhas sistemáticas possa ser estimada, os dados de falha obtidos de erros de projeto e falhas por causa comum implicam que a distribuição de falhas pode ser difícil de prever. Isto tem como efeito o aumento da incerteza nos cálculos de probabilidade da falha para um caso específico (por ex.: um sistema de proteção relacionado a segurança). Portanto, temos que usar o bom senso na seleção dos melhores procedimentos para minimizar esta incerteza. Devemos observar que não necessariamente medidas para reduzir a probabilidade de falhas aleatórias do “hardware” terão um efeito correspondente na probabilidade de falha sistemática. Técnicas como canais redundantes de “hardware” idêntico, que são muito eficazes para controlar falhas aleatórias de “hardware”, são de pouca utilidade para reduzir falhas sistemáticas tais como erros de software.

De acordo com a norma IEC 61508 e a norma DIN V 19250 a probabilidade de falha na Demanda (PFD) admissível para cada categoria de SIL deverá ser:

O Nível de Integridade de Segurança (SIL) requerido será uma função de: frequência de demanda do sistema de segurança (W), severidade de consequências ao ser humano no caso de falha (S), grau de presença humana na área de risco (A), possibilidade de evitar a exposição ao risco (G), severidade na perda de produção e nos danos a equipamentos no caso de falha (L) e severidade de consequências para o meio ambiente no caso de falha (E).