PREVENÇÃO DE PERDAS
SERVIÇOS PRESTADOS
- Classificação de área perigosa
- Inspeção de instalações em áreas perigosas (classificadas)
- Investigação de acidentes e ocorrências perigosas
- Planos de emergência (PAE)
- Estudos para definição do “lay-out” de plantas e complexos industriais
- Avaliação e especificação de sistemas para proteção e combate à incêndio
- Inspeção em sistemas de combate a incêndio
- Avaliação e especificação de contenção secundária
- Especificação de sistemas de alívio
- Especificação de sistemas de proteção contra explosão
Especificação de Sistemas de Proteção Contra Explosão
As condições que favorecem uma explosão podem fazer parte da operação normal do processo em questão; ou então, surgirem como decorrência de situações anormais. As conseqüências de uma explosão podem ser das mais variadas: queimaduras em seres vivos, fatalidades, ignição de outras partes da instalação, fusão e colapso de estruturas, ruptura total de vasos, deslocamento de equipamentos e prédios, projeção de mísseis, efeito dominó, etc…. Além da intensidade do fenômeno em si, os danos causados também serão função do tempo de exposição, tipo de construção, distância e perfil biológico.
A equipe envolvida com um determinado projeto ou responsável pela operação de uma determinada planta, precisa antes de tudo, definir qual será a filosofia de proteção a ser adotada, ou seja, se o sistema de proteção atuará antes, durante ou após a explosão. Com base nesta divisão podemos considerar e avaliar medidas que evitem explosões; medidas que funcionem simultaneamente ao curso da explosão, o qual se resume a alguns mili-segundos; e medidas que tenham efeito a partir do momento em que o evento está próximo do seu final, objetivando reduzir conseqüências posteriores.
A decisão pelo sistema de proteção mais apropriado, e qual será sua base de projeto, deverá estar baseada em critérios lógicos e admissíveis, de acordo com as possibilidades, mas sobretudo considerando as possíveis consequências da explosão.