PREVENÇÃO DE PERDAS
SERVIÇOS PRESTADOS
- Classificação de área perigosa
- Inspeção de instalações em áreas perigosas (classificadas)
- Investigação de acidentes e ocorrências perigosas
- Planos de emergência (PAE)
- Estudos para definição do “lay-out” de plantas e complexos industriais
- Avaliação e especificação de sistemas para proteção e combate à incêndio
- Inspeção em sistemas de combate a incêndio
- Avaliação e especificação de contenção secundária
- Especificação de sistemas de alívio
- Especificação de sistemas de proteção contra explosão
Estudos para Definição do “Lay-out” de Plantas e Complexos Industriais
A definição de um “lay-out” coerente para um empreendimento visa 3 objetivos:
a- garantir que as plantas mais perigosas não se constituam num perigo desnecessário para outras plantas, equipamentos e pessoas como decorrência de um posicionamento muito próximo;
b- como decorrência lógica, as plantas individuais que compõem um complexo fabril deveriam estar distanciadas uma das outras, e também de outras propriedades adjacentes ou vias públicas, de forma que um incidente iniciado numa primeira planta não se propague para as demais plantas ou para fora dos limites de bateria através de “Efeito Dominó”. Devem ser levados em conta: explosão interna, fogo, emissão de material inflamável ou emissão de material tóxico;
c- propiciar acesso adequado a todos os locais, de forma que operações dee resgate, combate à incêndio, etc…. não tenham nenhum tipo de restrição.
O “lay-out” do diversos itens que compõem um determinada planta, bem como das diversas plantas que compõem um complexo fabril pode ser decisivo para interromper um possível “efeito dominó” iniciado por um evento e que pode até destruir várias plantas vizinhas.
Vários fatores básicos para a definição de um “lay-out” são tratados em normas e códigos de prática, a saber: localização dos limites de fábrica, passagem de linhas férreas, salas de controle, escritórios e oficinas, estações de carga e descarga, tancagens, tubovias, etc…..Entretanto, uma análise de consequências para os possíveis eventos perigosos pode mostrar-se necessária para a determinação do “lay-out” mais adequado.