PREVENÇÃO DE PERDAS
SERVIÇOS PRESTADOS
- Classificação de área perigosa
- Inspeção de instalações em áreas perigosas (classificadas)
- Investigação de acidentes e ocorrências perigosas
- Planos de emergência (PAE)
- Estudos para definição do “lay-out” de plantas e complexos industriais
- Avaliação e especificação de sistemas para proteção e combate à incêndio
- Inspeção em sistemas de combate a incêndio
- Avaliação e especificação de contenção secundária
- Especificação de sistemas de alívio
- Especificação de sistemas de proteção contra explosão
Classificação de Área Perigosa
“Área Perigosa” é aquela na qual uma mistura inflamável de gás, vapor, líquido ou pó com o ar ambiente está, ou pode estar presente, numa quantidade tal, que requer o controle de fontes de ignição, o que inclui cuidados especiais na construção, instalação e uso de equipamentos elétricos.
“Classificação de Área Perigosa” é um método destinado a analisar e classificar o ambiente de operação em função da probabilidade de ocorrência de uma mistura inflamável de gás, vapor, líquido ou pó; além de camadas de pó combustível. A classificação de área perigosa deveria servir para o controle de todas as fontes de ignição, e não apenas aquelas na forma de centelhas, arcos e superfícies quentes oriundas de equipamentos e sistemas elétricos.
Outras fontes de ignição, além daquelas provenientes de circuitos elétricos, também poderiam ser encontradas nas instalações analisadas. Isso inclui: superfícies quentes de equipamentos e tubulações, eletricidade estática, descargas atmosféricas, balões, cigarros, estufas, serviços a quente, escapamento de veículos, fagulhas de ferramentas, etc…
Todas estas fontes de ignição precisam ser identificadas e medidas de controle apropriadas devem estar incorporadas tanto no projeto como nos procedimentos de operação, manutenção e segurança. Certas instalações chegam a apresentar quase 30 fontes de ignição distintas.