SEGURANÇA DE PROCESSOS
SERVIÇOS PRESTADOS
- Estudo de compatibilidade
- Análise preliminar de perigo (PHA)
- Estudo de perigo e operabilidade (HAZOP)
- Análise dos modos e efeitos de falha (FMEA)
- Análise de perigo e pontos críticos de controle (HACCP)
- Análise por árvores de falhas (FTA)
- Análise quantitativa de risco (QRA)
- Programa de gerenciamento de risco (PGR / RMP)
- Segurança intrínseca
- Análise de conseqüências para eventos com produtos tóxicos e inflamáveis
- Estudos de confiabilidade para equipamentos e instalações
- Controle de eletricidade estática em plantas químicas
- Treinamento e informação nas técnicas de análise e gerenciamento de risco
- Análise do nível de integridade de segurança (SIL)
- Análise das Camadas de Proteção (LOPA)
LOPA (Análise das Camadas de Proteção)
“Análise das Camadas de Proteção (LOPA)” é uma técnica usada para uma análise de risco quantitativa simplificada de um determinado cenário perigoso. Na forma sua original, esta técnica aplica hipóteses simples e conservadoras para uma análise de risco. Com esta abordagem, o risco é estimado utilizando-se fatores com ordens-de-grandeza para a frequência dos eventos iniciadores, severidade das consequências e probabilidade de falha das camadas de proteção independentes (IPL´s).
Esta abordagem simples com ordens-de-magnitude pode ser considerada uma maneira de triagem de risco para determinar se devemos prosseguir com uma análise mais detalhada. Em alguns casos, análise por árvore de falhas e análise por árvore de eventos, complementados com análise de consequências podem ser mais adequados do que a técnica LOPA.
Os cenários perigosos podem ser identificados por várias técnicas, como o estudo de perigo e operabilidade (HAZOP), análise dos modos e efeitos de falhas (FMEA) ou análise preliminar de perigo (PHA). Estes procedimentos normalmente fornecerão pelo menos um evento iniciador, uma descrição das consequências e podem também fornecer informações sobre as medidas de proteção.
Tal como outras ferramentas de análise de perigo, o objetivo principal da técnica LOPA é determinar se existem camadas de proteção suficientes contra um cenário perigoso, para resultar um risco tolerável. Um cenário pode exigir uma ou mais camadas de proteção dependendo da complexidade do processo e da severidade potencial das consequências. Em teoria, para um dado cenário, apenas uma camada de proteção deve funcionar bem para evitar as consequências. Entretanto, dado que nenhuma camada de proteção é totalmente confiável, devemos providenciar camadas suficientes para alcançar um risco tolerável.
A técnica LOPA propicia uma base consistente para julgar se existem camadas de proteção independentes (IPL´s) para controlar o risco de um determinado cenário. Se o risco estimado não for aceitável, devemos acrescentar outras IPL´s. Alternativas incluindo uma concepção intrinsecamente também podem ser levadas em conta. A técnica LOPA não sugere quais IPL´s acrescentar ou qual especificação escolher, mas auxilia no julgamento entre as alternativas para a mitigação do risco. A técnica LOPA não é uma análise quantitativa completa, mas sim um método simplificado para avaliar o valor das camadas de proteção para um cenário bem definido.