GERENCIAMENTO DE RISCO
Avaliação de Riscos na Partida da Instalação (Pre Start Up Risk Review)
Antes da adição de matérias primas na instalação, o time de projeto e comissionamento deve garantir que:
- Toda a documentação do projeto (ex: fluxogramas) está atualizada bem como as análises de risco que já tenham sido realizadas conforme o planejado
- As ações provenientes de reunião de projeto e análises de risco foram concluídas ou estão agendadas para conclusão ou estão agendadas, com responsáveis e datas definidos
- Os controles identificados em análises prévias estão instalados e operativos
- Todas as autorizações legais necessárias para o start up estão emitidas
O grupo de análise deve realizar uma visita a unidade e verificar pontos como:
- Acessibilidade de pessoas e para a manutenção
- Proteção de equipamentos rotativos
- Superfícies quentes expostas
- Aspectos de segurança em escadas e corrimões
- Iluminação
- Acesso a instrumentos
- Pontos de amostragem
- Ergonomia
- Movimentação de materiais e empilhadeiras
- Requisitos de alimentação
- Vestiários
- Salas de controle
- Saídas de emergência
- Sistemas de combate a incêndio
- Identificação de equipamentos, válvulas, instrumentos e tubulação
- Housekeeping geral da unidade
Deve-se verificar também se já existe um plano de manutenção periódica dos equipamentos e da instrumentação da planta.
A partida da unidade deve ser realizada após a conclusão desta avaliação, e em comum acordo entre os responsáveis do projeto e da operação.